O Lançamento do Livro ‘Cardo Máximo’: Uma Celebração da Biotecnologia, Sustentabilidade e Identidade Territorial


Viseu, 20 de março, 2025 – Com o apoio material da Quinta da Alameda, ocorreu há precisamente um ano o lançamento do livro ‘Cardo Máximo’, obra do biólogo e investigador Paulo Barracosa.

A Movecho e a Quinta da Alameda apoiaram a edição, produção e impressão do livro, com ênfase no seu compromisso na investigação aplicada, na sustentabilidade e no desenvolvimento territorial.

Apresentada no Instituto Politécnico de Viseu, esta obra constituiu uma publicação de vanguarda que aliou testemunhos empíricos ao conhecimento científico, com tradução de ideias e conceitos que privilegiaram a promoção da sustentabilidade e bioeconomia circular assentes nos recursos endógenos do território de Viseu Dão-Lafões.

O lançamento contou com múltiplos oradores advindos da esfera empresarial, institucional e académica, incluindo da Universidade de Coimbra, Universidade de Catania (Itália), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, Instituto Superior de Agronomia, CEBAL, ESTRELACOOP, Movecho e Quinta da Alameda.

O livro explora a excecional multifuncionalidade do cardo ao entender esta espécie (concretamente a Cynara cardunculus, ou ‘cardo-coalheiro’) como fonte renovável e orgânica de múltiplos produtos aplicáveis transversalmente da cosmética à agricultura e dos alimentos aos serviços ecológicos.

Editada com o apoio no design do projeto iCheese e materializada pela Movecho e Quinta da Alameda (a qual também serve de base à cultura deste cardo para fins de investigação aplicada, em parceria com o Instituto Politécnico de Viseu), a obra gera receitas que revertem para o apoio de projetos relacionados com o cardo, num modelo semelhante ao crowdfunding.