Ecossistema da Alameda

Bosques e vinhedos, em simbiose

Ecossistema

Situada na histórica vila de Santar, a Quinta da Alameda é um espaço onde a floresta autóctone convive em primorosa consonância com vinhas novas e centenárias. O nosso ecossistema alberga uma abundância de fauna e flora nativas. Este ecossistema foi alvo de estudo e catalogação sistemática por parte de profissionais e de biólogos ligados a instituições de ensino superior.

Ecossistema da Quinta da Alameda - Pequena Ave no Solo
Bosque - Quinta da Alameda - Dão

Aqui, o frondoso bosque é uma peça complementar e insubstituível de um vasto ecossistema agroflorestal onde o biólogo e investigador Paulo Barracosa estuda diferentes espécies no quadro da sustentabilidade, da simbiose vinha-floresta e da preservação dos habitats da Alameda.

O nosso bosque é uma peça complementar e insubstituível de um vasto ecossistema.

Floresta Autóctone

Uma floresta próspera povoada por diversas espécies autóctones - como carvalhos, pinheiros e medronheiros - onde a biodiversidade floresce e expressa o ritmado equilíbrio da natureza.

Macrofungos - Quinta da Alameda
Joaninhas - Quinta da Alameda

Cardo

Bem adaptado às alterações climáticas, o cardo constitui uma cultura valiosa e multifuncional. A Alameda abriga uma vasta plantação desta planta injustamente esquecida. Aqui, os cardos são protegidos e investigados ao abrigo de protocolos com o Instituto Politécnico de Viseu. Devido às suas qualidades e características, os produtos advindos do cardo têm potencial para prevenir as doenças fúngicas da vinha. Além disso, é usado na produção de alimentos ou de queijos como o Serra da Estrela. Por fim, o cardo assume um papel fulcral na atração de polinizadores e fauna auxiliar.

Cardo em Flor - Quinta da Alameda
Biólogo Paulo Barracosa Estuda Folhas de Carvalho

Taludes

A limpeza gradual e faseada dos taludes da vinha promove a migração atempada de espécies e a preservação da fauna na Quinta da Alameda.

Louva-a-deus - Quinta da Alameda
Gafanhoto - Quinta da Alameda

Abelhas

Como expectável, as abelhas desempenham um papel determinante na totalidade do ecossistema da Alameda. São essenciais para aumentar a polinização, promover a biodiversidade e sustentar um crescimento saudável e consistente da flora. A sua atividade é também fundamental para o desenvolvimento de outras culturas da Quinta, como a dos cardos, das oliveiras e de outras árvores de fruto.

Abelha - Polinizadores da Quinta da Alameda
Nascente de Água Natural - Quinta da Alameda

Água

A Quinta da Alameda é pródiga em nascentes naturais. Este é um atributo primordial no fomento da biodiversidade através da criação de habitats diversos para organismos aquáticos e terrestres.

Oliveira - Quinta da Alameda

Ecossistema Alameda

Vinhos que resgatam o paradigma singular e distinto dos vinhos do Dão.

Vinhos da Quinta da Alameda