A Arinto retém acidez com temperaturas altas, mantendo frescura e equilíbrio.
Padrões de Consumo
Perfis mais leves e gastronómicos alinham-se com a procura atual.
Além de criar excelentes vinhos varietais, a Arinto serve também para melhorar os vinhos de lote. A combinação entre esta casta e a Encruzado cria resultados enológicos muito interessantes, por exemplo. A Encruzado apresenta estrutura, textura cremosa e aromas florais discretos. Já a Arinto acrescenta acidez, tensão e pureza aromática. Esta união melhora o equilíbrio final, evita excessos de álcool e aumenta o potencial gastronómico. Este ‘blend’ é a base para um dos nossos vinhos premiados, o Torreão Branco.
Artigo revisto e validado por Patrícia Santos, enóloga da Quinta da Alameda. Formada em Enologia pela UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2001). Com prática aprofundada sob Anselmo Mendes. Ampla experiência profissional nas regiões vitivinícolas do Dão, Bairrada e Beira Interior, bem como em Arribes (Espanha).
Ao utilizar este website, concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar a utilização do site e auxiliar nos nossos esforços de marketing. Consulte a nossa Política de Cookies para obter mais informações.