A Iniciativa Vigneron e a Quinta da Alameda no Semanário Expresso


Lisboa, 23 de outubro, 2025 - A Quinta da Alameda foi abordada no semanário Expresso num artigo dedicado à iniciativa ‘Vigneron: As Nossas Uvas, os Nossos Vinhos’. De acordo com o artigo, “a palavra francesa vigneron identifica um produtor que apenas usa as suas uvas para fazer os seus vinhos, sem aquisições fora”. E continua: “O equivalente de vigneron é, em português, vitivinicultor-engarrafador, um nome bem complicado e quase desconhecido.” Ora, este desconhecimento é precisamente o que a iniciativa quer mudar.

Escrito por João Paulo Martins, o artigo enfatiza que, para se denominarem como tal, estes produtores têm de estar devidamente inscritos no âmbito de um processo onde a fiscalização é “muitíssimo apertada” para evitar “o chico-espertismo de alguém que queira tomar o nome e andar depois a comprar uvas, aqui e ali.”

Apesar das dificuldades associadas, esta prática tão reconhecida em França ainda tem de conquistar maior notoriedade no mercado nacional. A produção exclusiva com uvas próprias reforça a autenticidade, a origem controlada e a ligação íntima entre o terroir e o vinho. Este é um conjunto de atributos cada vez mais valorizado pelos consumidores.

A Quinta da Alameda integra o grupo muito restrito de apenas dez produtores portugueses que dão vida a esta causa e a esta denominação exclusiva. A dedicação à vinha, o respeito pelo território e a procura contínua pelo carácter e qualidade definem o trabalho diário da nossa equipa. Nos próximos meses, estão previstas novas apresentações conjuntas em diferentes quintas aderentes, com provas abertas ao público.